domingo, 27 de dezembro de 2015

Hoshi no koe (Voices of a Distant Star) - Recomendações de filmes sobre viagens no tempo


Descrição: Mikako and Noburu são dois adolescentes no liceu quando um conflito eclode entre a Terra e uma civilização extraterrestre. Mikako é recrutada para a força expedicionária das Nações Unidas que irá procurar e combater o inimigo ficando Noburu na Terra, separados por distâncias cada vez maiores mas também pelo tempo devido às velocidades envolvidas. 


Porquê a recomendação e curiosidades?

Quando estava a fazer o post referente ao Girl Who Leapt Through Time, lembrei-me que tinha outro anime que abordava questões temporais, nomeadamente a dilatação temporal. Hesitei mencioná-lo nesta lista não só porque não é uma longa-metragem - o video não chega aos 25 minutos - mas porque dificilmente agradará a quem não seja já fã incondicional de anime, e mesmo entre eles há quem o considere sobrevalorizado (incluindo eu próprio). No entanto há um factor wow envolvido pelo qual não resisto mencioná-lo. O video foi escrito, realizado e produzido inteiramente por uma única pessoa - Makoto Shinkai - no seu computador pessoal Apple. Apesar das óbvias limitações de fazer um filme 'na garagem' por assim dizer, o resultado final está, em termos de design e animação, ao nível do que os grandes estúdios japoneses fazem. Posteriormente foram adicionadas vozes profissionais aquando da edição de dvd e banda sonora se não me engano foi feita por um amigo e colega de trabalho de Makoto.
Se tiver oportunidade de visionar esta obra, faça-o, nem que seja apenas para verificar o que pode ser hoje conseguido com as ferramentas disponíveis à maioria das pessoas, um pouco de talento, imaginação e um par de amigos.
Quanto a Makoto Shinkai, é hoje um dos mais respeitados animadores no Japão e autor de obras como The Place Promised in Our Early Days, 5 Centimeters Per Second, Children Who Chase Lost Voices e The Garden of Words. E tudo começou por este projecto.


Método de viagem
Velocidades superiores à luz

Paradoxo:
Nenhum. Dilatação temporal


Sem comentários:

Enviar um comentário